quarta-feira, 19 de março de 2008

Vivência Docente (estágios na escola) - 2º Semestre

INTRODUÇÃO

Este texto refere-se ao relatório de Estágio de Observação realizado no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em cinco turmas do Ensino Fundamental, da disciplina de Geografia, 6ª série, com a carga horária de 10 horas/aulas. O colégio situa-se no Parque das Indústrias, em Londrina – PR. O estágio foi realizado no período vespertino e, durante o estágio foi possível observar a infra-estrutura da escola, bem como as características das salas de aula e dos alunos, além do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no decorrer das aulas.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Albino Feijó Sanches localiza-se afastado do centro de Londrina. O mesmo foi fundado em 1978, completando 30 anos de funcionamento. O colégio conta com um grande número de servidores, como professores, zeladores, secretários, diretor, supervisor, entre outros que formam o quadro de funcionários do colégio. Todos estes, com a capacitação adequada para a área de ensino. No que diz respeito à estrutura física do colégio, este possui baixo estado de conservação.

A HISTÓRIA DE VIDA DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA

O professor de Geografia do colégio que concedeu a permissão da realização do Estágio de Observação sempre gostou de geografia, formou-se em Geografia em 1995.Segundo o mesmo, para ser um bom professor é preciso ter comprometimento e principalmente gostar do que faz, a pesar de atualmente o profissional de educação ser mal remunerado pelo governo. Também acredita que a educação é de grande valia na formação do indivíduo cidadão, e isto, para o professor, é muito gratificante para o educador.A Geografia, para o professor é uma das disciplinas de grande importância, pois auxiliar na compreensão da realidade dos alunos.

PLANEJAMENTO DE AULA

O planejamento das aulas é realizado no início do período letivo, junto à direção e supervisão do colégio. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são grande importância neste processo de desenvolvimento e direcionamento do conteúdo a ser abordado em sala de aula. Durante a realização do Estágio de Observação pode-se ver que o professor procurou chamar sempre a atenção dos alunos, com curiosidades acerca do conteúdo abordado. Todas as aulas observadas, a Região Nordeste foi tida como tema da aula.

RELATÓRIO DE AULA

Em todas as aulas o professor utilizou-se da mesma metodologia de ensino e abordou o conteúdo sobre a Região Nordeste com um vídeo, que mostra as principais características da região estudada, como população, economia, clima, as sub-regiões do Nordeste, agropecuária, fauna e flora, aspectos culturais e religiosos, entre outros aspectos que ajudam a conhecer melhor a Região Nordeste.
Após a passagem do vídeo, o professor junto ao livro didático, o qual todos os alunos possuem o seu, foi analisando junto aos alunos alguns mapas da região, que mostram a espacialidade de algumas características da região, como agropecuária, entre outros. Também, ao abordar o Nordeste, o professor se utilizou de curiosidades sobre o assunto a fim de chamar a atenção do aluno para o tema e como o vídeo foi abordado, deixando de mostrar os aspectos negativos do Nordeste brasileiro, evidenciando a influência da mídia sobre a qual será a verdadeira informação a ser divulgada pela mesma.


CONCLUSÃO

A partir da realização do Estágio de Observação pode-se vivenciar a prática docente de um ângulo diferente, o do professor, já que este proporcionou um melhor entendimento de como se dá o exercício docente. Pode-se constatar que o colégio possui pouca infra-estrutura, porém possui profissionais competentes para o exercício da educação. O professor se faz muito importante no processo de desenvolvimento do aluno, já que é o professor quem vai direcionar, além da família, a conduto do aluno incutindo nele, um caráter reflexivo de sua realidade, para então poder intervir e melhorar suas condições de vida.

Nenhum comentário: