quarta-feira, 19 de março de 2008

Vivência Docente (Estágio na escola) - 1º Semestre

INTRODUÇÃO

Este texto refere-se ao relatório de Estágio de Observação realizado no Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, em duas turmas do Ensino Médio, da disciplina de Geografia, 2º ano e 3º ano, com a carga horária de 10 horas/aulas.
O colégio situa-se na Vila Brasil em Londrina – PR. O estágio foi realizado no período noturno e, durante o estágio foi possível observar a infra-estrutura da escola, bem como as características das salas de aula e dos alunos, além do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no decorrer das aulas.


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Professor Newton Guimarães possui forte ligação com o bairro e com a cidade em geral, já que se localiza próximo ao centro de Londrina. O mesmo foi fundado em 1948, completando 60 anos de funcionamento e Londrina 73 anos de fundação. Este, possui grande importância para a cidade, pois é um dos poucos colégios que possui uma fila de espera com mais de 400 crianças e adolescentes pleiteando uma vaga do colégio.
O colégio conta com um grande número de servidores, como professores, zeladores, secretários, diretor, supervisor, entre outros que formam o quadro de funcionários do colégio. Todos estes, com a capacitação adequada para a área de ensino.
No que diz respeito à estrutura física do colégio, este possui ótimo estado de conservação, com a realização de reformas frequentemente, a partir de recursos públicos e da realização de bingos, rifas e jantares que o colégio organiza para os alunos, funcionários e a comunidade em geral, a fim de arrecadar o dinheiro necessário para a manutenção das dependências do colégio e outros recursos que auxiliam na educação, como por exemplo, um Data-Show, retro projetores entre outros recursos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

A HISTÓRIA DE VIDA DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA

O professor de Geografia do colégio que concedeu a permissão da realização do Estágio de Observação sempre gostou de geografia, contudo formou-se em Agronomia, primeiramente, para então nos anos 90 cursar Geografia.
Segundo o mesmo, para ser um bom professor é preciso ter profissionalismo, comprometimento e principalmente gostar do que faz, a pesar de atualmente o profissional de educação ser mal remunerado pelo governo.
Também acredita que a educação é de grande valia na formação do indivíduo cidadão, e que o professor é a primeira pessoa fora do convívio familiar a formar o indivíduo. E que isto, para o professor, é muito gratificante para o educador, apesar do governo não considerar este fator relevante para a formação social do indivíduo, deixando de se tornar uma das prioridades da educação e do governo nos últimos anos.
A Geografia, para o professor é uma das disciplinas de grande importância, pois uma de suas funções é a de mostrar o avanço capitalista e suas conseqüências para a sociedade e o planeta.

PLANEJAMENTO DE AULA

O planejamento das aulas é realizado no início do período letivo, junto à direção e supervisão do colégio. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são grande importância neste processo de desenvolvimento e direcionamento do conteúdo a ser abordado em sala de aula.
Durante a realização do Estágio de Observação pode-se ver que o professor, mesmo que não referindo-se diretamente aos autores ou conceitos, o mesmo procurava incutir estes em suas aulas, portando de um referencial bibliográfico de grande qualidade, como por exemplo, o conceito de Meio técnico-científico-informacional de Milton Santos, quando explicou a evolução da tecnologia e suas implicações para a sociedade, pois o professor explicou com clareza, mesmo que indiretamente, não citando Milton Santos propriamente dito
Uma das turmas observadas estava estudando os conceitos acerca da população brasileira, como o de pirâmides etárias, expectativa de vida entre outros. Enquanto a outra turma estudou alguns temas globais, como a formação de blocos econômicos mundiais, o avanço tecnológico, entre outros que serão abordados mais a diante.

RELATÓRIO DE AULA

1ª Aula (2ª série do Ensino Médio):

Primeiramente, o professor espera todos os alunos se acomodarem em seus respectivos lugares, para então começar a aula com a chamada, que ele mesmo sabe quem faltou em sua aula, pois faz questão de memorizar os nomes dos seus alunos.
Após o primeiro momento de acomodação e realização da chamada, o professor passa algumas informações no quadro sobre alguns conceitos de Geografia da População, o qual é o tema desta primeira aula.
Alguns destes conceitos são: Estrutura e Pirâmides Etárias, Expectativa de Vida, Taxa de Mortalidade e de Natalidade e Crescimento Populacional. Sempre fazendo interações com os alunos, a partir de perguntas corriqueiras relacionadas ao tema ou então com exemplos que envolvem o conhecimento dos alunos. Com isso, o professor chama a atenção dos alunos, fazendo com estes se atentem ao conteúdo e desperte a curiosidade sobre o tema.
O professor possui o domínio do conteúdo e o manejo de sala necessário para que sua aula se torne excelente. O mesmo possui uma postura crítica, que procura fazer com que seus alunos reflitam sobre a realidade vivenciada pelos mesmos. A partir disto, não é necessário dar sugestões ou fazer críticas em relação à aula observada.

2ª aula (3ª série do Ensino Médio):

O professor realiza o mesmo procedimento de acomodação e realização da chamada conforme relatado anteriormente em todas as suas aulas, bem como o desenvolvimento do conteúdo, independentemente da série, embora diferencie o nível de abstração e complexidade do tema para cada série.
A segunda aula possui como tema “Crises econômicas na Globalização”, em que faz um apanhado geral das crises que afetaram diferentes países, em quais momentos da história elas ocorreram e o porquê delas.
Como já foi dito anteriormente, o professor possui o domínio do conteúdo e o manejo de sala imprescindível para o bom andamento da aula. E em todas as aulas observadas o mesmo conservou seu caráter crítico a partir da realidade do aluno.
Com isso, não se faz necessário a repetição destes quesitos no relatório das próximas aulas, já que o professor possui um padrão de aula que foi usado em todas as aulas, que é primeiro passar no quadro o conteúdo sintético acerca do tema, para então explicá-lo de forma acessível ao entendimento do aluno.

3ª aula (2ª série do Ensino Médio):

O tema desta terceira aula observada foi “Evolução da População Brasileira”. Neste, o professor expôs no quadro-negro alguns dados referentes às Taxas de Natalidade, Mortalidade, de Crescimento e de Fecundidade dos Censos Demográficos de 1872, 1970 e 2001, procurando correlacioná-los e explicando o porquê destes dados, que no caso se mostram bem distintos entre si.

4ª aula (3ª série do Ensino Médio):

Esta aula teve como tema “Blocos Econômicos”, em que o professor apenas passou no quadro alguns Blocos Econômicos e suas características econômicas, já que não conseguiu passar alguns mapas referentes ao tema com o recurso do Data-Show, pois o arquivo digital não era compatível com a versão existente no computador disponível da escola, tomando todo o tempo da aula tentando abrir o arquivo.
Os blocos econômicos abordados foram: União Européia (U.E.); Cooperação econômica Ásia-Pacífico (APEC); Comunidade dos Estados Independentes (CEI); Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN); Pacto Andino e Mercado Comum do Caribe de língua inglesa (CARICOM).

5ª aula (2ª série do Ensino Médio):

O tema referente a esta aula foi “Indicadores Populacionais no Brasil”. Nela, o professor passou uma tabela no quadro-negro com alguns indicadores relacionando-os numericamente com as etnias negra, branca e parda. Primeiro o professor explicou o que são indicadores populacionais e quais são eles. Toda esta explicação se deu de forma bem simples e didática, para depois explicar os números e relacioná-los com as etnias e o poder aquisitivo de cada uma delas.

6ª aula (3ª série do Ensino Médio):

Esta aula possuiu como tema a Explosão Tecnológica, nela o professor fez uma linha do tempo com os mais importantes inventos com suas respectivas datas de invenção que proporcionou o processo de Globalização e como isto afetou o mundo e as pessoas inseridas neste processo.

7ª aula (3ª série do Ensino Médio):

O tema referente à sétima aula foi o “Uso da Internet”. Nela o professor mostrou as diferenciações entre os países que possuem este recurso e como isso implica em sua economia e os problemas que dele decorrem, como por exemplo, as várias instâncias da exclusão, como econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais, entre outras que fazem com que haja diferenciações entre os países.

8ª aula (2ª série do Ensino Médio):

Nesta aula foi discutido a “Ocupação do Território Brasileiro”. Nesta aula o professor ressalta o papel do índio neste processo e como ocorreu o processo de “extermínio”, além de mostrar a realidade deles atualmente.
Também faz a distinção entre os grupos indígenas ente: isolados, que não possuem contato algum com a “civilização” até passar pelo grupo do contato permanente, que são os índios que convivem com a “civilização”. Além de dar exemplos de grupos indígenas brasileiros correspondentes a cada grupo.

9ª aula (2ª série do Ensino Médio):

Esta aula é continuação da aula 8, que é o estudo da ocupação do território brasileiro. Nesta aula o professor fez a distinção entre os povos que ocuparam e organizaram o país desde seu descobrimento até hoje, desde os índios, portugueses, africanos aos europeus, no século XIX. Buscou passar as heranças que cada povo deixou para a população brasileira atual.

10ª aula (3ª série do Ensino Médio):

Esta aula teve como tema a Globalização e a Exclusão, além da Xenofobia. Nesta aula, o professor procurou mostrar as conseqüências negativas do processo de Globalização, a exclusão, nos seus diferentes níveis; além acrescentar neste processo, a Xenofobia, explicando o que é xenofobia, os principais exemplos deste processo e suas implicações na sociedade.

CONCLUSÃO

A partir da realização do Estágio de Observação pode-se vivenciar a prática docente de um ângulo diferente, o do professor, já que este proporcionou um melhor entendimento de como se dá o exercício docente.
Pode-se constatar que o colégio possui uma ótima infra-estrutura, profissionais competentes para o exercício da educação, além do auxílio da comunidade, que é de extrema importância para o bom desenvolvimento do aluno, colaborando com tudo que o colégio necessita da comunidade, que é a maior participação dos pais na vida escolar do aluno.
Além da comunidade em geral, o professor se faz muito importante no processo de desenvolvimento do aluno, já que é o professor quem vai direcionar, além da família, a conduto do aluno incutindo nele, um caráter reflexivo de sua realidade, para então poder intervir e melhorar suas condições de vida.

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